Informações: +55 (83) 2101-1845/1843
22 a 25 de agosto de 2018
CENTRO DE CONVENÇÕES DE
JOÃO PESSOA - PARAÍBA

Palestrantes
Abaixo você encontra listados os palestrantes com presença já confirmada no evento.

Drª. Ana Luiza Garcia Millás

Co-fundadora da 3DBS – 3D Biotechnology Solutions, startup especializada na customização de bioimpressoras 3D e componentes para eletrofiação. É bióloga, doutora em Engenharia de Materiais e Bioprocessos e mestre em Tecnologia de Polímeros pela Faculdade de Engenharia Química da UNICAMP, tendo realizado parte da sua pesquisa em centros e instituições internacionalmente renomadas, dentre elas, a Cornell University nos Estados Unidos, a Nottingham Trent University e a empresa inglesa TheElectrospinning Company. Com experiência na indústria, desenvolve pesquisa no campo da engenharia de tecidos aplicados a medicina regenerativa. Tem ampla experiência nas tecnologias de eletrofiação e impressão 3D, com patente depositada pela INOVA/UNICAMP, intitulada: Nanofibras Poliméricas Incorporadas com Óleos Essenciais e uso das Mesmas (número: BR 10 2012 020812 1).

Prof. Dr. Ben Whiteside

Ben Whiteside vem trabalhando com os limites da moldagem por injeção de alta precisão desde 2001. Com um estudo inicial de doutorado sobre as propriedades mecânicas dos materiais compostos de polímero, ele passou mais de quinze anos como pesquisador e palestrante especializado em processos de fabricação de polímeros de ultra-precisão. As áreas específicas incluem a modelagem computacional de processos de polímero, medições reológicas de alta taxa de deformação, desenvolvimento de sistemas de aquisição de dados de processo, criação de imagens de alta velocidade e técnicas de visualização e desenvolvimento de sistemas de fabricação para produção em alto volume de componentes de polímero com características de micro e nano escala. Atualmente é Diretor do Centro Centro RKT para Micro e Nano Tecnologia na, focado na fabricação de dispositivos de ultra-precisão usando uma ampla gama de materiais à base de polímeros. As áreas de aplicação incluem dispositivos médicos, ferramentas cirúrgicas e de diagnóstico, sistemas de administração de fármacos, dispositivos de fixação ortopédica e de tecidos moles. Recentemente vem desenvolvendo novos processos para fornecer funcionalidades extras aos biomateriais.

Prof. Dr. Carlos Andrés Peniche

Possui graduação em Licenciatura em Química – Universidad de La Habana (1969) Doutorado em Química – University of Essex (1973). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Macromolecular, Quitosana, Liberação controlada de fármacos e nanoencapsulamento e biomateiriais. Atualmente é Professor titular – Universidad de La Habana.

Prof. Dr. Carlos Roberto Grandini

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de São Carlos (1985), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1988), doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1993), Pós-Doutorado em Física na Università Degli Studi di Roma “La Sapienza” (1996-1997) e Livre-Docência em Física pela Universidade Estadual Paulista de Mesquita Filho (2002). Atualmente é Professor Titular e docente credenciado no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais e coordenador do Grupo de Anelasticidade e Biomateriais. É Fellow, Biomaterials Science and Engineering (FBSE). É consultor ad-hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. É presidente da Sociedade Latino Americana de Biomateriais e Órgãos Artificiais e membro da Sociedade Brasileira de Física, da Sociedade Brasileira de Vácuo, da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais, da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise e da TMS.

Prof. Dr. Charles James KIRKPATRICK

Charles James Kirkpatrick tem doutorado triplo em ciência e medicina (MD, PhD, DSc) pela Universidade Queen’s de Belfast (Irlanda do Norte) e é professor emérito de patologia no Centro Médico Universitário em Mainz, Alemanha. Ele é membro do Royal College of Pathologists (FRCPath), em Londres, e tem cátedras honorárias e visitantes na China, Singapura e Suécia. Seus principais interesses de pesquisa são as áreas de biomateriais em medicina regenerativa, com foco especial em sistemas de co-cultura humana. Durante os últimos anos, o seu trabalho centrou-se na vascularização óssea e nos modelos de co-cultura para a regeneração do trato respiratório.

Dr. Pedro Massaguer

Pedro Massaguer, doutor em Política de Científica e Tecnológica (UNICAMP, 2017) e MBA em Gestão Estratégica e Econômica de negócios (FGV, 2015). Possui experiência no desenvolvimento de Startups de base tecnológica e projetos de inovação nos setores de alimentos, setor elétrico e biotecnologia. Sócio responsável pela estratégia de inovação da 3D Biotechnology Solutions – 3DBS, In Situ Terapia Celular e Labtermo Consultoria Microbiológica.”

Prof. Dr. Leonardo Robson Pinheiro Sobreira Bezerra

Formado em medicina pela Universidade Federal do Ceará, Dr. Leonardo tem mestrado e doutorado em ginecologia na Universidade Federal de São Paulo, a Escola Paulista de Medicina. Atualmente, é professor adjunto de ginecologia e obstetrícia da Universidade Federal do Ceará (UFC), supervisor da residência médica de ginecologia e obstetrícia da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC) da UFC e orientador e Membro do Colegiado do Mestrado e Doutorado em Cirurgia também da Universidade.

Prof. Dr. Luís Alberto Loureiro dos Santos

Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1989), mestrado em Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1994), doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (2002), pós-doutorado pela Faculdade de Medicina Unicamp 2002, pós-doutorado no Instituto de Ciencia y Tecnología de Polímeros (ICTP-CSIC), Madrid, 2010. Professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais (PPGE3M) e do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenador do Labiomat – Laboratório de Biomateriais que participa como membro do Cluster de Tecnologias para Saúde – RS (Medical Valley). Possui experiência na área de Engenharia Biomédica, com ênfase em Biomateriais e Materiais Biocompatíveis, atuando principalmente nos seguintes temas: biomateriais, biocerâmica, fosfato de cálcio, cimento de fosfato de cálcio, hidroxiapatita, carbeto de silício, biopolímeros, poli(ácido lático), silicone, impressão 3D, biofabricação.

Prof. Dr. Marcos Antônio Sabino Gutiérrez

Possui Graduação em Química de Polímeros pela Universidade Simón Bolívar (USB) em Caracas-Venezuela (1989), Mestrado em Engenharia de Materiais (1996) e Doutorado em Química (2000) pela mesma USB. Desenvolveu trabalhos de pesquisa em Biopolímeros no Instituto de pesquisa Frances INRA onde fez o seu primeiro pos-doutoramento (2002-2003), e logo entre 2004-2005 fez um segundo pós-doutoramento na Universidade do Minho (Braga-Portugal), no prestigioso grupo da Pesquisa em Biomateriais liderado pelo Dr. Rui Reis, o Grupo 3Bs. Professor no Departamento de Química, da Universidade Simón Bolívar (Caracas-Venezuela). Pesquisador chefe do Grupo de Pesquisa B5IDA (Biomateriais, Biomiméticos, Biopolímeros, Biodegradáveis e Biocompatíveis) onde dedica a sua pesquisa trabalhando com polímeros como Poliácido láctico PLA, policaprolactona PCL, poli(N-isopropil-acrilamida) PNIPA, blendas entre polímeros biodegradáveis, biopolimeros: quitosana, alginato, acido hialuronico, colágeno. É membro do Programa de Estimulo para a Pesquisa Venezuelana (PEII, nível A) e de diversas comissões

Profª. Drª. Patricia Pranke

Professora e chefe do Laboratório de Hematologia e Células-Tronco da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professora do Programa de Pós-Graduação em Fisiologia. Possui Ph.D. em Genética e Biologia Molecular da UFRGS, Brasil, e no Laboratório de Células-tronco do New York Blood Center, Nova York, EUA (2002). Possui Pós-Doutorado na Philipps-Universität Marburg, Alemanha (2008 e 2010). Membro do conselho do TERMIS-AM (Sociedade Internacional de Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa-AMERICAS) (2015-2017). Membro do conselho de diretores (de 2015 a 2016) e comitê científico da SLABO (Sociedade Latino Americana de Biomateriais, Órgãos Artificiais e Engenharia de Tecidos). Trabalha na área de hematologia e células-tronco sobre os seguintes tópicos: células-tronco, nanotecnologia, medicina regenerativa e engenharia de tecidos.

Prof. Dr. Raúl García Carrodeguas

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade da Havana (1978), Mestrado em Química Inorgânica pela Universidade da Havana (1998) e Doutorado em Ciências Químicas pela Universidade da Havana (2001). Tem experiência na área de Engenharia Biomédica, com ênfase em Biomateriais e Materiais Biocompatíveis, os principais temas na produção são: cimento de fosfato de cálcio, hidroxiapatita sintética e natural, wollastonita, membranas de colágeno, biomateriais, e fosfato tricálcico.

Prof. Dr. Rômulo Augusto Ventura Silva

Doutor em em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Campina Grande (2011), possui graduação e mestrado em Engenharia de Materiais. Atualmente é professor da Universidade Federal de Campina Grande. Ministra disciplinas nas Áreas de Automação e Controle de Processos. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais, Instrumentação e Engenharia Elétrica, com ênfase em Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais, atuando principalmente em automação e controle de processos agropecuários, climatização e automação em ambientes controlados, robótica, Indústria 4.0 e Internet das Coisas (IoT).

Silvia Cere

Possui graduação em Engenheira Química, doutora em Ciência de materiais pela Universidade Nacional Mar del Plata, Argentina. Professora Adjunta com dedicação exclusiva na faculdade de engenharia e pesquisadora independente do CONICET. As linhas de pesquisa que desenvolve estão relacionadas a modificação superficial de implantes metálicos para ser usado em cirurgia ortopédica e odontologia e no desenvolvimento de recobrimentos ambientalmente amigáveis. Obteve prêmios da associação Argentina de ortopedia e traumatologia, de Dupont – CONICET (2007), Innovar (2011) e uma menção no prêmio L’oreal (2014).

Prof. Dr. Tarcisio Fernandes Leão

Doutor em Ciências pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia – Entidade Associada da Universidade de São Paulo no programa Medicina/Tecnologia e Intervenção em Cardiologia (2015). Mestre em Automação e Controle de Processos e graduado em Tecnologia em Automação Industrial pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (2012). Atualmente é Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e pesquisador colaborador do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. Tem experiência na área das Engenharias Mecânica/Eletrônica, com ênfase em Bioengenharia, atuando principalmente em dispositivos de assistência ventricular. No IFSP é pesquisador-líder do Laboratório de Automação para a Vida (LAV) e coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação. Tem experiência na área Industrial, na medição de vazão de água e gás natural e em desenvolvimento de sistemas/produtos de medição.

Profª. Drª. Veerle Bloemen

Dra. Veerle Bloemen é mestre em Tecnologia de Engenharia na Universidade de Leuven, Bélgica. Fez seu Ph.D. em 2010, na Universidade Livre de Amsterdã, Países Baixos, onde investigou as interações célula-célula durante osteoclastogênese. Foi nomeada como professora na Faculdade de Engenharia de Tecnologia, onde trabalha como professora assistente desde 2014. Seu grupo de pesquisa tem como objetivo integrar tecnologias de biofabricação na produção de implantes de células para o tecido esquelético/ regeneração e é incorporada na plataforma de pesquisa multidisciplinar Prometheus.

Realização


Apoio